Relembrando

 Primeira postagem que eu fiz nesse estilo de blog (na época em 2015) tinha uma imagem viral de um vestido que poderia ser azul ou dourado e associavam com o humor de quem via a imagem



(texto de 2015)

Surgiu no Tumblr (depois no Twitter e no Facebook) a foto de um vestido que para algumas pessoas parece azul e preto, e para outras, branco e dourado (ou marrom)

Na realidade possuímos apenas 3 tipos de cones (células da retina responsáveis pela visão de cores) um que percebe ondas de comprimento longo (simplificando - vermelho), um de comprimento curto (azul) e um intermediário, com a estimulação desses construímos no cérebro uma gama de cores, mas não medimos os estímulos objetivamente, criamos a imagem a partir de experiências prévias e “construímos” mentalmente cada cor. Por exemplo quando estamos no escuro vemos mal as cores, porém mentalmente fabricamos as cores novamente na nossa cabeça de acordo com as nossas experiência, o mesmo sob luz forte e o que deve ter sido o caso nessa foto luz colorida.

Os humanos evoluíram como criaturas diurnas, e nossos cones e bastonetes estão preparados para captar a variedade de cores e de luz ao nosso redor, porém a luz varia durante o dia e nosso cérebro a construir imagens que possamos comparar e aceitar como as mesmas independente da variação da luz do sol.

Se utilizarmos um filtro que bloqueia a luz azul aqui o vestido se apresentará como branco e dourado. Ou se a luz fosse muito fraca a própria câmera consertaria isso e deixaria o branco um pouco mais azulado e o dourado muito escuro. Esse mesmo efeito é aumentado devido ao excesso de luz nas laterais do vestido pois a foto foi tirada contra a luz.

Ou seja, quem vê o vestido em azul e preto está vendo o vestido mais objetivamente com as cores da tela, quem vê o vestido em branco e azul está “compensando mentalmente” a luz da foto.

Com photoshop algumas pessoas isolando o fundo fazem com que nosso cérebro confunda aínda mais as cores num fundo preto tendemos a ver o vestido como branco e dourado, num fundo branco tendemos a ver o vestido azul e preto.

O mesmo podemos fazer aumentando a exposição na câmera deixando o vestido mais claro ou aumentando a saturação deixando mais azul. E hoje com a multiplicidade de filtros utilizados em celulares e câmeras é muito difícil prever o que foi utilizado.

P.S. no site da loja o vestido é claramente azul e preto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIRURGIA PARA TROCAR A COR DO OLHO

MOSCAS VOLANTES

DEGENERAÇÃO MACULAR