HISTÓRIA DOS ÓCULOS

     Os óculos são uma das 10 maiores invenções da humanidade, assim como a roda, o domínio do fogo ou a imprensa de tipos móveis (imprensa de Gutemberg). Hoje é estimado que 2,2 bilhões de pessoas utilizem óculos para corrigir sua acuidade visual e conseguir realizar suas atividades do dia a dia. No Brasil 45 milhões de pessoas utilizam óculos.




Mas de onde surgiram os óculos?


Na antiguidade, nobres mais velhos possuíam escravos para ler em voz alta devido à dificuldade de leitura relacionada à idade. Essa dificuldade causava alterações com relação à comunicação e os estudos; entretanto, isto começou a mudar próximo ao ano 1000 quando o estudioso árabe Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham matemático, astrônomo e pioneiro do estudo da Ótica. Ele escreveu inúmeros textos sobre a refração da luz e entre estes escritos ele teorizou sobre uma semi-esfera de vidro que ajudaria a visão para perto, servindo como uma lente de aumento.     Este texto foi traduzido no século XII e depois colocado em prática, assim a lente semiesférica de leitura foi criada, possibilitando que monges mais velhos tenham acesso à leitura. (Curiosidade a palavra em alemão para óculos: Brille, vem do nome do cristal de rocha utilizado para a criação dessas lentes de leitura - berílio).




Com a evolução das técnicas de fabricação de lentes o óculos começou a tomar a forma que a gente conhece, primeiro sendo colocados à frente do olho, depois com as lentes duplas apoiadas no nariz, evoluindo depois para o modelo com as hastes que conhecemos hoje. No início os óculos eram apenas lentes positivas (para aumento da imagem) auxiliando pessoas com presbiopia e hipermetropia.     Os óculos de miopia só começaram a ser fabricados na segunda metade do século XV e os de astigmatismo no século XIX. O primeiro óculos bifocal foi criado por Benjamin Franklin utilizando-se de duas lentes recortadas e presas pela armação, fazendo um salto entre a visão de longe e a de perto. As lentes multifocais só surgiram em 1959 e estão em constante evolução.     A ciência ótica e a matemática começaram a desvendar os mecanismos da visão na antiguidade; entretanto a realidade é que a possibilidade de correção dos problemas visuais é algo muito recente e apenas nas últimas gerações é que os problemas visuais começaram a realmente ser tratados; mesmo assim estima-se que aproximadamente 800 milhões de pessoas no mundo necessitam de óculos e não o usam.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIRURGIA PARA TROCAR A COR DO OLHO

MOSCAS VOLANTES

DEGENERAÇÃO MACULAR