ANATOMIA DO OLHO
Estava escrevendo um texto e percebi a falta de um glossário e texto explicando a anatomia ocular para consulta
Então vou deixar essa postagem para ser referenciada como consulta no blog:
OLHO EXTERNO
1 - Pupila (atrás da córnea)
2 - Íris (atrás da córnea)
3 - Limbo
4 - Esclera (recoberta pela conjuntiva)
5 - Carúncula lacrimal
O olho é quase uma esfera, sendo que a porção maior é a esclera (o branco do olho) e possui uma curvatura diferente da córnea (transparente) a qual é mais “pontuda”. O olho encontra-se dentro de uma caixa formada por diversos ossos - a órbita - e protegido dentro da gordura orbitária.
A córnea e a esclera dividem aproximadamente o olho em duas porções, a porção anterior do olho que engloba da córnea ao cristalino e a região posterior que vai do início do vítreo ao nervo óptico.
Na região anterior do olho temos a córnea (capa transparente que fica à frente do olho); a íris (região do “colorido do olho” e o cristalino (a lente interna do olho) além de algumas estruturas secundárias. Dentro do que chamamos de câmara anterior temos o líquido responsável pela nutrição do olho e pela pressão intra ocular chamado de humor aquoso.
Na região posterior (envolvida pela esclera) temos a coróide (uma túnica vascular que fica entre a esclera e a retina); e a retina (região mais nobre do olho, onde se situam as células de percepção visual). Ocupando o espaço interno do olho temos o humor vítreo, mais denso e viscoso que o humor aquoso.
1 - Córnea
2 - Humor aquoso
3 - Íris
4 - Limbo
5 - Esclera
6 - Corpo ciliar
7 - Cristalino
8 - Humor vítreo
9 - Retina
10 - Nervo óptico
11 e 12 - Ossos da órbita
2 - Humor aquoso
3 - Íris
4 - Limbo
5 - Esclera
6 - Corpo ciliar
7 - Cristalino
8 - Humor vítreo
9 - Retina
10 - Nervo óptico
11 e 12 - Ossos da órbita
DETALHAMENTO DAS ESTRUTURAS DO OLHO
CÓRNEA
É a primeira estrutura responsável pela transmissão e foco da luz que entra no olho, portanto é transparente. Ela não tem vasos sanguíneos, portanto sua oxigenação ocorre através do ar ambiente e seus nutrientes pela lágrima e pelo humor aquoso.
A córnea não é completamente esférica, é mais curvada em sua região mais central (anterior) sim mais plana em sua periferia.
ÍRIS
É uma túnica vascular em forma de disco perfurado no centro, muscular e pigmentada com a função de diafragma para controlar a entrada de luz dentro dos olhos, sua perfuração central cujo diâmetro pode variar conforme o músculo do esfíncter da íris é chamada de pupila. A íris é a responsável pela “cor do olho”
CRISTALINO
É a lente do olho: o cristalino é bastante elástico e transparente quando somos jovens. É o responsável pelo foco visual (acomodação) e a perda de sua elasticidade é a responsável pela presbiopia (vista cansada dos 40 45 anos) e a perda de transparência do cristalino é chamado de catarata.
ESCLERA
É a túnica fibrosa de proteção do olho tem ⅚ do tamanho do bulbo ocular, é uma camada branca e relativamente rígida com uma passagem para no nervo óptico na sua região posterior e é nela que se fixam os músculos extra-oculares, responsáveis pelo movimento ocular.
CORÓIDE
É a túnica que se encontra entre a esclera e a retina. A coróide é altamente vascularizada e pigmentada com função nutricional.
RETINA
É a área mais nobre do olho, onde ocorre a percepção de luz, transformada pelos fotorreceptores em impulsos neurológicos e traduzido no cérebro como visão. É comparada com o filme das máquinas fotográficas antigas. Ela vai do nervo óptico e recobre o olho internamente até a íris.
MUSCULATURA OCULAR
O olho possui 6 músculos que atuam em conjunto para sua movimentação, quatro músculos retos que vão de um ligamento no fundo da órbita chamado de anel tendíneo comum até a esclera e funcionam mais ou menos como as rédeas de um cavalo. (por exemplo, para olhar para nosso lado direito contraímos o reto lateral do olho direito e o reto medial do olho esquerdo, relaxando os músculos opostos; ou para olhar para cima contraímos os músculos retos superiores e relaxamos os músculos retos inferiores). E dois músculos responsáveis pela rotação em sentido horário e anti-horário do olho são os músculos oblíquos.
1- Córnea
2 - Esclera
3 e 4 - Músculos reto lateral e medial
5 - Músculo reto superior
6 - Músculo reto inferior
7 - Músculo oblíquo superior
8 - Músculo oblíquo inferior
Eduardo H Strobel von Linsingen
Comentários
Postar um comentário