O que é a Alergia?

 


Alergia é a reação exacerbada a uma substância que é (neste caso) chamada de alérgeno a qual nosso organismo acaba tratando como algo perigoso e exagera na defesa, chegando a danificar o próprio organismo. Ou seja, é a reação exagerada do nosso organismo contra uma determinada substância inofensiva. Do contrário a uma reação do organismo a um irritante, como por exemplo o veneno de um inseto ou a toxina em uma comida que afetará mais ou menos da mesma maneira todos os que entrarem em contato, a alergia é a reação de um organismo a algo que não causaria nenhum problema a outro organismo. 




Por exemplo: na grande maioria das pessoas, um pouco de poeira não causa nenhum tipo de desconforto, mas, em outras, uma crise de coceira no nariz, lacrimejamento e espirros pode acontecer. As alergias ocorrem em “crises” naqueles que têm alta resposta de defesa a substâncias (alérgenos) inofensivos.


Cada pessoa manifesta alergia de determinada maneira (claro que com alguns sintomas em comum) e manifesta essa reação a uma substância (antígeno) específico. A poeira domiciliar que causa alergia em mim não necessariamente irá causar sintomas em outro paciente alérgico, assim como a picada de inseto que não me causa reação pode desencadear uma crise alérgica importante em outra pessoa.





O primeiro contato com a substância que causará alergia gera uma sensibilização,  induzindo a produção de anticorpos e assim os próximos contatos induzem à alergia. Uma pessoa pode comer um determinado alimento durante anos sem ter qualquer reação e depois de um tempo iniciar com as crises alérgicas, pois, durante este período de exposição, foi sensibilizando-se (criando anticorpos) para o alérgeno.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIRURGIA PARA TROCAR A COR DO OLHO

MOSCAS VOLANTES

DEGENERAÇÃO MACULAR